top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁgua na Caixa®

6 ações simples para tornar seu escritório mais sustentável



Você sabia que hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente e essa data também marca o início da Semana Mundial do Meio Ambiente?


A data foi criada pela Organização das Nações Unidas — ONU, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, entre 5 e 16 de junho de 1972. A proposta é que, durante a primeira semana de junho, pessoas e empresas ao redor do mundo se unam para discutir maneiras de preservar o meio ambiente e cuidar do nosso planeta para as gerações futuras. Em 2023, inclusive, celebramos o 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente e a ONU escolheu concentrar as nossas forças em encontrar soluções para a poluição plástica, com a hashtag #CombataAPoluiçãoPlástica.


Por essa ser uma data tão significativa e com o nosso compromisso com a sustentabilidade, não poderíamos deixar de pensar em formas de impactar positivamente o meio ambiente e compartilhar essas dicas com vocês. Mas como já escrevemos sobre alternativas que você, como pessoa, pode adotar para ser mais sustentável (e você pode ler sobre elas aqui), decidimos dessa vez mostrar 6 soluções simples e positivas para o meio ambiente que você pode adotar no ambiente de trabalho!


1. Reduza o uso de papel

Opte por comunicações digitais e utilize menos papel para impressões. Faça uso de documentos eletrônicos e armazenamento em nuvem para reduzir a necessidade de papel físico.


2. Apague seus e-mails

E por falar em optar por comunicações digitais… Essa pode parecer uma sugestão estranha, mas você sabia que apagar e-mails é bom pro meio ambiente? Basicamente, quando enviamos e-mails, eles são armazenados em servidores e consomem energia. Quanto mais e-mails são enviados e armazenados, mais energia é necessária, o que pode contribuir para a emissão de gases de efeito estufa. Então, ao invés de ignorar aqueles e-mails antigos que você não vai mais precisar, apague eles da sua caixa de entrada. Quer entender melhor sobre o assunto? Confira esse post completo do Grupo Quality Ambiental.


3. Recicle corretamente e promova a conscientização ambiental

Estabeleça sistemas de coleta seletiva e realize campanhas internas de conscientização e treinamentos sobre práticas sustentáveis no escritório, como economia de energia e recursos, incentivar a carona solidária e eficiência no uso de água.


4. Adote produtos ecológicos

Opte por produtos de limpeza, materiais de escritório e suprimentos de cozinha que sejam ecologicamente corretos. Isso pode ser mais simples do que parece com a utilização de buchas vegetais, produtos de limpeza biodegradáveis, papéis reciclados e/ou certificados e lápis e canetas produzidos com materiais reciclados, por exemplo. Além disso, priorize a reutilização de materiais sempre que possível, como recarregar canetas e lápis, e escolha produtos duráveis em vez de descartáveis.


5. Apoie causas ambientais

Incentive a participação da empresa em projetos e iniciativas ambientais. Considere fazer parcerias com organizações locais ou apoiar campanhas de reflorestamento, limpeza de praias ou outras ações em prol do meio ambiente.


6. Desestimule o uso de copos descartáveis e garrafas PET

Se o seu ambiente corporativo ainda é cheio de copinhos descartáveis, esse pode ser o momento perfeito para levar essa conversa para sua organização com a solução sustentável mais fácil dessa lista: as nossas caixinhas! A Água na Caixa® é a opção mais sustentável para beber água fora de casa e além de utilizá-las no ambiente de trabalho, cada funcionário pode reutilizar a sua caixinha por muito tempo no dia-a-dia, diminuindo cada vez mais o uso de descartáveis na vida pessoal. Entre em contato conosco para saber mais sobre como adotar a Água na Caixa® e transformar o seu local de trabalho em um ambiente mais ecológico e consciente (contato@aguanacaixa.com.br).


Essa semana, una-se a milhões de pessoas ao redor do mundo e #CombataAPoluiçãoPlástica!


Ah… E para quem quer se envolver de forma mais ativa nessa Semana do Meio Ambiente, o Ciclo Vivo reuniu algumas atividades que serão realizadas ao longo dos próximos dias em São Paulo para quem quiser colocar a mão na massa. Você pode conferir toda essa programação aqui.



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page