top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁgua na Caixa®

Alternativas sustentáveis para adotar ainda em 2023



A gente sabe que o ano só começa de verdade depois do Carnaval e que no começo do ano a gente sente aquele clima de renovação que inspira mudanças importantes e é o momento perfeito para colocar em prática todas aquelas metas que a gente pensa no ano anterior. Talvez nem tenha passado pela sua cabeça, mas e se 2023 for o ano em que você coloca em prática alternativas mais sustentáveis e fáceis na sua rotina?


Mas sem mudanças radicais, ok? Vamos começar do básico para você perceber que não precisa se distanciar muito da sua realidade para inserir a sustentabilidade na sua vida. A ideia é que essas alternativas sejam tão simples quanto escolher as nossas caixinhas na hora de beber água fora de casa. #SimplesAssim


Vamos nessa?


1. Ecobags


Em primeiro lugar dessa lista, essas queridinhas que dispensam apresentações. As ecobags já estão por aí há muitos anos, com uma variedade cada vez maior de materiais (prefira as de algodão), formatos e nas mais diferentes estampas. Além de ter bastante espaço interno, essas bolsas também podem ser lavadas à mão ou na máquina, estando sempre prontas para acompanhar você nos mercados, feiras e até mesmo para andar por aí.


Normalmente elas são esquecidas em casa, então a nossa dica é já deixar algumas no carro ou uma dobrada dentro da bolsa, para que ela esteja sempre ali quando você precisar.


2. Escova de dentes de bambu


Essa é uma das trocas mais fáceis. As escovas de bambu são similares às tradicionais e já podem ser encontradas em diversas lojas, mercados e farmácias. Mais de 90% da sua composição é de material biodegradável e o cabo de bambu pode ir direto para a composteira, se você tiver uma.


3. Cosméticos sólidos ou em barra


Atualmente, já é possível encontrar uma infinidade de cosméticos sólidos. Xampus, condicionadores, desodorantes, hidratantes e até pasta de dentes. Por serem sólidos ou em barra, têm muito menos água nas suas composições e geralmente também são embalados em papel ao invés de plástico. Além da maioria deles ser produzida com ingredientes (mais) naturais e até orgânicos, eles tendem a durar mais tempo do que os produtos líquidos. Sem falar na praticidade, são muito mais fáceis de transportar, pois não precisam de frascos ou recipientes grandes — e ainda não têm o risco de estourarem na sua mala durante uma viagem.


4. Bucha vegetal


Outra alternativa super prática é a troca das buchas tradicionais, feitas com materiais plásticos e descartáveis, para as buchas vegetais. Elas são literalmente frutos de plantas colhidos e secos ao sol, que cria uma esponja natural de fibras duras e porosas. Normalmente são utilizadas como esfoliantes naturais para a pele, mas também podem ser utilizadas na cozinha ou para uso geral na limpeza de casa.


5. Panos de cera


São panos de algodão envolvidos em cera de abelha, sendo aderentes e moldáveis, que foram criados para substituir o plástico-filme. Como são laváveis, duram bastante e você pode usar para embrulhar alimentos ou cobrir recipientes. Essa alternativa tem se tornado cada vez mais conhecida e esses panos podem ser encontrados em diversas lojas, principalmente as de produtos naturais.


6. Leve seus utensílios para comer fora de casa


Há alguns anos as pessoas passaram a evitar o uso de canudos plásticos ou até mesmo a levar seus canudos reutilizáveis ao saírem de casa. O mesmo pode ser feito com seu garfo, faca e colher. Sempre que sair, principalmente se souber que vai comer na rua, leve o seu kit com talheres de casa para evitar o uso dos descartáveis. O bom é que para essa alternativa você nem precisa comprar nada novo, pode utilizar os que já tem em casa!


7. Consuma alimentos locais e orgânicos


Compre alimentos produzidos localmente e escolha produtos orgânicos sempre que possível. Isso reduz a pegada de carbono dos alimentos que você consome e também apoia a agricultura sustentável.


Nós sabemos que nem sempre dá para ser ecologicamente correto, ou até mesmo seguir a risca 100% do tempo, mas estamos aqui para te dar uma notícia: feito é melhor do que perfeito! Quando mais pessoas fizerem mudanças possíveis, maior o impacto positivo no planeta.


Então, o que você me diz? Vem com a gente nessa jornada?

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page