top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁgua na Caixa®

Oscar 2023: temática ambiental é destaque entre os indicados


Reprodução: Netflix


Em janeiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou quais eram os filmes indicados ao Oscar 2023 e, para nossa surpresa, vários filmes da lista têm como foco a temática ambiental.


A cerimônia ainda acontece no dia 12 de março, então fizemos uma lista para você ter tempo de assistir aos filmes indicados sobre o tema e ainda ter a chance de participar do bolão de vencedores com os amigos.


Avatar: O Caminho da Água


O filme é a sequência do blockbuster lançado em 2009. Ele continua a história de Jake Sully e Ney'tiri que, após formar uma família, precisam enfrentar os humanos mais uma vez. Dessa vez, a Terra está morrendo, e os humanos invadem Pandora com a intenção de prepará-la para a colonização. O filme disputa o Oscar de Melhor Filme, Melhor Som, Melhor Design de Produção e Melhores Efeitos Especiais.


A Fera do Mar


Em um mundo onde heroicos caçadores precisam eliminar os monstros marinhos que povoam os oceanos, a animação se desenrola na jornada de Maisie, uma órfã que perdeu ambos os pais para uma criatura marítima, ao entrar escondida no navio de um grande caçador de monstros marinhos. No início da animação, ambos têm o mesmo objetivo, de acabar com um terrível monstro que aterroriza os oceanos, porém, ao conhecer a criatura mais de perto, as convicções da dupla mudam e eles começam a questionar quem são os verdadeiros vilões e mocinhos dessa história. O filme concorre na categoria de Melhor Animação de 2022.


Tudo que Respira (All that Breathes)


Concorrendo como produção favorita de Melhor Documentário, o longa-metragem acompanha dois irmãos e um amigo que tentam salvar alguns dos milhares de que voam nos céus de Nova Déli, na Índia, em um registro de como a poluição e a degradação ambiental da cidade mais poluída do mundo afetam o ecossistema do milhafre-preto, essencial para a região. O documentário acompanha os três muçulmanos, que cuidam de ossos quebrados a infecções para reintroduzir os animais à “natureza” — neste caso, à metrópole de Déli.


Vulcões: A Tragédia de Katia e Maurice Krafft (Fire of Love)


A produção mostra a trajetória do casal de cientistas Katia e Maurice Krafft, que viajava o planeta em busca da melhor visão possível de um vulcão em atividade. O documentário é como um compilado de todas as viagens e entrevistas já realizadas por eles, que contam desde o início do relacionamento, até o dia em que ambos morrem juntos em uma explosão vulcânica, fazendo exatamente o que os uniu: desvendando os mistérios dos vulcões por meio da captura de algumas das imagens mais explosivas da natureza. O longa também concorre na categoria de Melhor Documentário de Longa-Metragem do último ano.


Como Cuidar de um Bebê Elefante (The Elephant Whisperers)


Já na categoria de Melhor Documentário de Curta-Metragem, temos a história de amor incondicional de um casal do sul da Índia que se dedica a cuidar de um bebê elefante órfão, Raghu. O curta destaca a beleza dos espaços selvagens de lá, onde pessoas e animais costumam compartilhar o mesmo espaço, enquanto mostra a jornada do casal que trabalha diariamente para garantir a sobrevivência desse filhote.


Não sei vocês, mas ficamos com vontade de assistir todos, mas a nossa aposta vai para A Fera do Mar, porque não resistimos a uma animação!


E você… Já assistiu algum deles? Qual você está torcendo para levar a estatueta da cerimônia este ano?

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page