top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁgua na Caixa®

O que faz um sommelier de água? A gente explica!



Que sommelier de vinho existe, a gente sabe. Mas e sommelier de água, já ouviu falar?


Apesar de não ter cor, a água mineral tem sabor. Isso se deve justamente às suas propriedades químicas, que dependem, em grande parte, da fonte. Ao programa Estação Livre, da TV Cultura, o técnico sensorial de bebidas Renato Frascino afirmou que o local onde o líquido é retirado, por exemplo, faz diferença na qualidade final devido aos minerais que nele se acoplam.


A prática de experimentar água, distinguir seus elementos e harmonizá-la com comida não é algo muito distante da realidade. Na verdade, os chamados sommeliers de água já estão espalhados pelo mundo, muitos deles intimamente ligados ao campo da gastronomia. Para esses profissionais, cada água pode se comportar de maneira diferente na junção com tipos diferentes de pratos, seja com características de minerabilidade ou até na efervescência quando se trata de água com gás.


Uma das dicas é sempre olhar o rótulo. Nele podemos checar se a bebida é ou não prejudicial à nossa saúde (e por que não ao meio ambiente?).



Não à toa, a Água na Caixa® também está presente no universo da gastronomia. Nossas caixinhas podem ser encontradas em alguns dos principais restaurantes do Brasil, como os restaurantes Origem, Manioca, Padoca do Maní, Muquifo, Matilda, Miado, Mico, MeGusta, Albero Di Latte, Backyard, entre outros.


#DicaDeDentroDaCaixa: No segundo episódio da série da Netflix "Curta Essa com Zac Efron", o ator e a atriz Anna Kendrick participam de uma degustação de água organizada por Martin Riese, reconhecido como o primeiro sommelier certificado dos Estados Unidos. Vale a pena assistir! O profissional conta várias curiosidades incríveis sobre os nutrientes, o gosto e a qualidade da água.


Você já conhecia essa profissão?

  • Sim

  • Não


48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page