top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁgua na Caixa®

Você sabe o que é compensação de carbono?



Afinal, você sabe o que é a compensação de carbono que a gente tanto fala aqui? Pode admitir, você também já se perguntou o que esse termo significa — mas fica tranquilo que a gente está aqui para te ajudar!


De forma bem resumida, compensação de carbono é uma forma de neutralizar a emissão de gases que causam o efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), através do investimento em projetos que reduzem ou eliminam essas emissões em outro lugar, como, por exemplo, compensar emissões de gases estufa por meio da restauração de florestas.


Vamos explicar melhor: quando nós, seres humanos, realizamos atividades que emitem gases do efeito estufa, como dirigir um carro, viajar de avião ou até mesmo consumir energia elétrica, estamos contribuindo para o aquecimento global. Essas emissões são medidas em toneladas de CO2 equivalente.


Para compensar essas emissões, podemos investir em projetos que ajudam a reduzir ou eliminar as emissões de CO2 de outra atividade. Por exemplo, podemos investir em projetos de energia renovável, como a construção de parques eólicos ou solares, que substituem a geração de energia por combustíveis fósseis.


Ou ainda… Podemos investir em projetos de reflorestamento! Assim, estaremos ajudando a recuperar áreas que vão sequestrar carbono da atmosfera, na mesma quantidade que foi emitida. Isso porque as árvores são compostas principalmente por carbono, e quando crescem, elas vão capturando o carbono da atmosfera, compensando as emissões dos gases que causam o efeito estufa, tipo o CO2 e o metano. Legal, né?


O interessante é que empresas, governos e até pessoas físicas podem calcular com ferramentas daqui da internet a quantidade de carbono que estão emitindo, considerando coisas como transporte, energia elétrica e materiais de consumo. Tudo isso é convertido para a quantidade de CO2 equivalente e, com essa quantidade, dá para determinar a área que precisa ser restaurada.


Além disso, o consumo de produtos e embalagens feitos a partir de plantas é uma forma de sequestrar poluentes da atmosfera, você sabia? Como a nossa caixinha é feita quase só de plantas, o processo de produção dela também ajuda nesse processo de sequestro do carbono através da fotossíntese! A nossa co-fundadora, Fabiana Tchalian explicou um pouquinho sobre esse processo no PodSonhar Podcast, olha só:



Por isso, a nossa pegada de carbono é 3x menor que a pegada de carbono de uma garrafa de plástico. Mas, fomos além! Ano passado, nos tornamos a primeira e única água mineral carbono neutro do Brasil!


Ao investir nesses projetos, estamos ajudando a reduzir a quantidade de CO2 emitida na atmosfera, o que ajuda a combater o aquecimento global e seus impactos negativos no meio ambiente. E o melhor de tudo é que qualquer pessoa ou empresa pode compensar suas emissões de CO2, basta encontrar um projeto confiável e fazer o investimento.


Dessa forma, a gente pode compensar o impacto ambiental causado pelas nossas atividades e ajudar a construir um futuro mais sustentável para todos!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page