top of page
Buscar
  • Foto do escritorÁgua na Caixa®

Startup cria garrafa compostável feita a partir de restos de alimentos


Foto: reprodução InovaSocial


Estamos animados com a quantidade de empresas buscando alternativas mais sustentáveis para o nosso dia-a-dia. Dessa vez a Cove, uma startup americana, criou uma solução inovadora para reduzir o impacto ambiental das garrafas plásticas convencionais. A empresa desenvolveu uma garrafa de água biodegradável feita a partir de restos de alimentos, que a estimativa é que ela possa se degradar em menos de cinco anos no meio ambiente, enquanto as garrafas plásticas convencionais podem levar décadas ou até séculos para se decompor.


A embalagem é feita por meio de fermentação, onde micróbios se alimentam de óleo vegetal, açúcar, resíduos de alimentos ou CO2 capturado, produzindo naturalmente um polímero que pode ser transformado em plástico. Embora as novas garrafas ainda sejam caras, a empresa disse que os custos de fabricação diminuirão à medida que a escala aumentar, já que os insumos utilizados, como restos de alimentos, são baratos.


Hoje em dia, os fragmentos de cada uma das mais de 500 bilhões de garrafas plásticas fabricadas por ano podem durar décadas ou até séculos nos lagos, ou oceanos, segundo a startup. Já essa nova garrafa, se for jogada no meio ambiente, outros micróbios podem decompô-la. Essa é mais uma solução que oferece uma alternativa mais sustentável e ecológica às garrafas plásticas tradicionais, que são prejudiciais ao meio ambiente.


Junto conosco, a startup Cove está mostrando que é possível criar produtos #SimplesAssim que não destroem o nosso planeta. O que você achou dessa iniciativa?

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page