De acordo com um relatório do Greenpeace USA, divulgado na segunda-feira (24), as taxas de reciclagem de plástico estão diminuindo mesmo com o aumento da produção. Nesse sentido, há cinco razões principais que tornam esse processo, segundo o documento, um "conceito fracassado". São elas:
Os resíduos plásticos são gerados em grandes quantidades e são extremamente difíceis de coletar.
Mesmo que tudo fosse coletado, os resíduos plásticos misturados não podem ser reciclados juntos e seria "funcionalmente impossível separar os trilhões de resíduos plásticos produzidos a cada ano", aponta o relatório.
O próprio processo de reciclagem é prejudicial ao meio ambiente, expondo os trabalhadores a produtos químicos tóxicos e gerando microplásticos.
O plástico reciclado traz riscos de toxicidade por conta da contaminação com outros tipos de plástico nas lixeiras de coleta, impedindo que ele se torne material de qualidade alimentar novamente.
O processo de reciclagem é proibitivamente caro.
O estudo descobriu, ainda, que de 51 milhões de toneladas de resíduos plásticos gerados pelas residências dos Estados Unidos, em 2021, apenas 2,4 milhões de toneladas foram recicladas, ou cerca de 5%. Enquanto isso, a produção de plástico virgem – ou seja, não reciclado – está aumentando rapidamente à medida que a indústria petroquímica se expande, reduzindo os custos.
E você? O que pensa sobre isso? Esse foi um recorte da matéria da CBS News e você pode ler tudinho aqui, assim como o relatório completo do Greenpeace. Achamos muito interessante refletir sobre isso, mas mais interessante ainda é entender quais são as possíveis soluções para esses problemas, concorda? Vale a pena se debruçar mais sobre o tema!
Comments