Foto: reprodução Unsplash
Prepare-se para uma verdadeira revolução nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024! Pela primeira vez, o evento vai dizer um sonoro “tchau” para o plástico descartável.
Na edição do próximo ano, que acontece entre julho e agosto, os espectadores das competições não poderão entrar com garrafas plásticas. Em vez disso, a galera vai curtir suas bebidas em garrafas de vidro reutilizáveis, distribuídas pela The Coca-Cola Company, patrocinadora oficial do evento, que também vai disponibilizar mais de 200 fontes de refrigerante que serão reaproveitadas após os jogos.
Os organizadores das Olimpíadas de Paris também estão comprometidos em reduzir significativamente a pegada de carbono do evento. A meta é diminuir pela metade as emissões em comparação com os Jogos do Rio em 2016 e Londres em 2012. Para isso, algumas iniciativas estão sendo inovadoras.
Eles estão focados em utilizar as estruturas existentes, incentivar o uso de transporte público e ainda compensar as emissões de carbono. Mas ainda tem a cereja desse bolo…
Olimpíadas de Paris darão uma segunda vida ao lixo com cadeiras de plástico recicladas. Segundo Marius Hamelot, um dos cofundadores da Le Pavé, a empresa responsável por essa iniciativa sustentável, a falta de materiais novos fez com que muitos fabricantes buscassem matéria-prima nos resíduos e lixo.
Algumas das instalações dos Jogos Olímpicos terão cadeiras feitas a partir do plástico coletado na própria cidade. Das 100 toneladas de plástico necessárias para a fabricação das cadeiras, 80% virão das lixeiras amarelas de Seine-Saint-Denis, na região metropolitana de Paris. Grande parte do processamento também acontecerá em locais próximos. A organização do evento estima que cerca de 11 mil assentos serão fabricados a partir dos resíduos plásticos!
Essa super operação logística, que está em andamento, envolve a empresa de reciclagem Lemon Tri e a empresa de construção ecológica Le Pavé. Os assentos de plástico reciclado devem ser instalados ainda este ano, durante o outono na França.
Essas ações não apenas reduzem o impacto ambiental, mas também são um exemplo poderoso de como a sustentabilidade pode ser integrada em grandes eventos. Os Jogos Olímpicos de Paris estão estabelecendo um novo padrão para a indústria esportiva e inspirando outras organizações a adotarem práticas mais ecológicas. Estamos entusiasmados em testemunhar essas iniciativas transformadoras e acreditamos que elas trarão um impacto positivo duradouro não apenas para o evento, mas também para o nosso planeta.
Fonte: Euronews
Comments