top of page
Buscar
Foto do escritorÁgua na Caixa®

Empresa australiana cria lenço demaquilante que se dissolve em água


Foto: reprodução Elle Australia


Vamos falar sobre uma marca australiana incrível que está fazendo a diferença no mundo da beleza e da sustentabilidade? Todo mundo que usa maquiagem já viu ou usou lenços demaquilantes para limpar o rosto de forma mais completa, principalmente por essa ser uma das opções mais rápidas para isso. Porém, ele é um produto descartável e seu uso gera uma grande produção de lixo não reciclável. Chegando no caminho contrário, recentemente a empresa Conserving Beauty lançou um dos seus produtos mais legais: o InstaMelt, um lenço de maquiagem que se dissolve na água após o uso sem deixar microplásticos ou outros resíduos prejudiciais ao meio ambiente. Fazer a skincare nunca foi tão sustentável!


A empresa foi fundada em Melbourne por Natassia Nicolao, uma bioquímica que trabalhou na indústria de beleza e bem-estar durante anos. Ela percebeu o quanto a indústria dependia da água e decidiu criar uma marca que não usasse o elemento em suas formulações. A ideia da fundadora é aumentar a eficácia dos produtos enquanto poupa nossos recursos hídricos. Natassia garante que todos os ingredientes limpos incluídos na composição nunca sejam diluídos, diferente do que acontece na maioria dos produtos de beleza.


A empresa, que também é livre de crueldade animal, recomenda a dissolução em locais onde já exista uma pegada hídrica natural, como no chuveiro, na pia da cozinha ou no banheiro. Agora, mesmo que não seja dissolvido, o lenço é capaz de se biodegradar em apenas 14 dias, ao contrário da maioria dos produtos similares encontrados no mercado, que podem levar até 100 anos para se biodegradar. A embalagem na qual são vendidos os lenços demaquilantes também são 100% compostáveis, então você pode jogá-las fora sem se preocupar com o impacto no meio ambiente. A empresa também já desenvolveu máscaras faciais em folha com o mesmo princípio.



Os lenços são compostos por óleos — incluindo semente de cânhamo, semente de girassol e óleo de jojoba. Entre os ingredientes, alguns são oriundos do Brasil, como o bisabolol (um extrato derivado de camomila e rico em vitamina B) e o óleo de algas AlgaPūr, cujo processo de produção envolve o uso de microalgas. A marca afirma que fabrica seus produtos na Austrália e está trabalhando em um projeto de rastreabilidade para compartilhar a transparência completa da cadeia de suprimentos.


Alternativas sustentáveis aos lenços demaquilantes


Se você costuma utilizar maquiagem no seu dia a dia, sabe que para manter uma pele saudável e bonita é importante remover completamente a maquiagem. Enquanto o InstaMelt ainda não chega no Brasil, que tal conhecer outras alternativas aos lenços demaquilantes tradicionais? Existem opções menos poluentes para fazer isso, que são:


Cleansing oil: Este produto é feito à base de óleos de limpeza e dispensa o uso de lenços e algodões. Sua consistência líquida permite que seja massageado no rosto e retirado com água. Ao contrário dos óleos comuns, a pele não fica oleosa após o uso.


Cleansing balm: Similar ao cleansing oil, mas com uma consistência em creme, este demaquilante contém agentes hidratantes, além dos ativos de limpeza. Basta massagear o produto com as mãos e retirá-lo com água.


Toalhas demaquilantes: Agora há toalhas de microfibra de poliéster no mercado brasileiro que removem maquiagem. Basta molhar a toalha com água fria ou morna (preferencialmente) e passá-la no rosto.


Ecopads: Esses são discos de crochê que substituem o algodão. Ainda é necessário comprar um produto líquido para retirar a maquiagem, mas a vantagem é que os ecopads são reutilizáveis. Depois de usar, basta lavá-los com sabão neutro e estarão prontos para o próximo uso.


Já utiliza algum desses? Conta para a gente qual o seu preferido.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page